COMUNICAÇÕES

Comunicações orais


O evento terá sessões de comunicações orais, englobando os seguintes eixos temáticos:

1.                  LEITURA, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO LITERÁRIA, FORMAÇÃO DOCENTE, REPRESENTAÇÕES E FORMAÇÃO DO LEITOR
O objetivo deste grupo temático é acolher os trabalhos que dialoguem com as pesquisas de outros estudiosos que se dedicam às temáticas aqui apresentadas. Assim, são esperadas propostas que contemplem: a) Escolarização do trabalho pedagógico com a literatura; b) Discussões teórico-metodológicas referentes às relações entre literatura, ensino e leitura como prática discursiva; c) Formação de professores; d) História e Representações da literatura; e) Análises de documentos oficiais, documentos escolares e livros didáticos que problematizem as relações entre literatura e ensino; f) apresentação de propostas de ensino, pesquisa e extensão que estejam relacionadas à formação inicial e continuada de professores de literatura; g) Análise das condições de implementação e desdobramentos do programa PROLER; h) Discussões sobre aproximações e distanciamentos sobre os conceitos de ensino de literatura, educação literária e formação literária no contexto brasileiro; i) Reflexões sobre a seleção de textos literários para o trabalho educativo (escolar e não escolar) e sua correlação com políticas públicas para o livro e a leitura e com a didatização da leitura e da escrita literária.
Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos
Profa. Dra. Renailda Ferreira Cazumbá

2.                  LITERATURA BAIANA: LIMITES, CAMINHOS E TRANSBORDAMENTOS

A proposta do grupo de trabalho, concebido a partir do grupo de pesquisa “Literatura, história e sociedade”, cadastrado no CNPQ e certificado pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), é fomentar a discussão em torno das formas de construção do que se convencionou chamar de “literatura baiana” em suas diversas manifestações, tanto aquelas canonicamente consagradas quanto as ligadas à tradição oral. Tal discussão envolve tanto o próprio conceito de “literatura baiana” – sua história, seus limites e transbordamentos – como as escolhas temáticas, éticas e estéticas de seus autores e autoras, e, também, as formas de produção, divulgação e distribuição dessa literatura. Interessa-nos, assim, investigar: (1) a construção da etiqueta institucional “literatura baiana”; (2) quem são os autores e autoras que fazem parte dela, e que relação estabelecem com o cânone da literatura brasileira; (3) as soluções artesanais encontradas por esses escritores e escritoras para divulgação de sua escrita e, finalmente,  (4) tanto a relação das grandes editoras como a literatura baiana como o surgimento de pequenas editoras baianas, dedicadas a responder a uma demanda de publicação dessa literatura, e suas estratégias de sobrevivência no mercado editorial.
Prof. Dr. Idmar Boaventura Moreira

3.                  A PALAVRA E/EM (DIS)CURSO: LINGUÍSTICA APLICADA, ANÁLISE DO DISCURSO E LETRAMENTOS



Nesse Grupo Temático (GT), que em seu título já evoca a palavra em curso e em discurso, objetivamos receber pesquisas que tem a linguagem como objeto de investigação e de interesse científico. Como os estudos da linguagem se mostram cada dia mais abrangentes, resolvemos dividir o GT em três áreas que se apresentam com fronteiras tênues: i) a Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2013, 2010, 2006; KLEIMAN E CAVALCANTI, 2007; SIGNORINI, 2001; RAJAGOPALAN, 2003; MENEZES, SILVA E GOMES, 2009) que, para além do estudo da palavra em sua potencialidade per si, tem se consolidado como ciência interdisciplinar que mantém relação estreita e direta com as demais ciências humanas e da linguagem; ii) os estudos dos Letramentos (TFOUNI, MONTE-SERRAT E MARTA, 2013; KLEIMAN; MATENCIO, 2005; MATENCIO,2009; STREET, 2014), que inscrevem-se em um campo de estudo multifacetado, multidisciplinar por excelência, pois pode ser analisado sob as lentes de diversas teorias advindas de campos científicos diversos, inseridos na filosofia, linguística, educação, psicolinguística, sociologia, dentre outros  e iii) os estudos da Análise do Discurso, aqui nesse caso específico, a AD francesa (FOUCAULT, 2000; 2003; 2004; 2009; PÊCHEUX, 1197; 2002; 2011; MAINGUENEAU, 1989; DUCROT, 1997; 2013; ORLANDI, 2013; 2009; 2005; POSSENTI, 2004; 2002), evidenciando potencialidades de investigação de objetos advindos  de corpus em língua(gem) com interfaces em estudos inter e transdisciplinares. Para tanto, para sulear as discussões e investidas teóricas propostas para o GT, acolheremos pesquisas e estudos em andamento e/ou concluídas que tematizem as interfaces entre os estudos da LA, dos Letramentos e da Análise do Discurso, implicados com/em ações linguageiras, com vertentes sociais. A forma de apresentação das pesquisas será por meio de sessão coordenada de comunicações, com intervenções propositivas dos mediadores e dos comunicadores.
Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim Assunção - UNEB - GELAT (Cnpq-UNEB)
Diego Dias de Oliveira (PPGCEL-UESB)


4.                  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Aceitam-se comunicações de pesquisas voltadas para estudos teóricos e pesquisas que investigam a prática pedagógica; aquisição e desenvolvimento da escrita; fundamentos teóricos e tratamento didático no processo de alfabetização e letramento na educação básica.
Profa. Esp. Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos (UNEB)
Prof. Me. Marcolino Sampaio dos Santos (UNEB)

5.                  TEXTO, DISCURSO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Neste Simpósio Temático, contemplamos estudos de texto e discurso que abarquem fenômenos relacionados a eventos de variação e mudança linguística e analisem efeitos de sentido produzidos por indivíduos em diferentes lugares discursivos, no desempenho de seus papéis sociais. Esperamos promover debates em torno de pesquisas em andamento ou concluídas que discutam, no eixo diacrônico e/ou no eixo sincrônico, a relação entre variação e mudança linguística, discurso e poder.
Profª Ma. Luzimare Almeida Pilôto (UNEB-LEALLL-XX/ UESB-JANUS) e Profª Ma. Maria Aparecida de S. Guimarães (UNEB- LEALLL/JANUS – UESB)

6.                  ESTUDOS DE FENÔMENOS LINGUÍSTICOS À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA, DO FUNCIONALISMO E DO SOCIOFUNCIONALIMO
Este Simpósio Temático, a partir da concepção da heterogeneidade da língua, tem com objetivo à socialização e discussão de pesquisas e trabalhos sobre a variação e a mudança linguística à luz da Sociolinguística, Funcionalismo e/ ou Sociofuncionalismo. É interesse, ainda, que essas discussões dialoguem com o espaço escolar para que seja possível refletirmos sobre fenômenos nessa temática no ensino.
Dra. Valéria Viana Sousa (UESB)
Ma. Vania Raquel Santos Amorim (FTC/JEQUIÉ)
7.                  ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO  
Este Simpósio Temático tem por objetivo central acolher pesquisas com foco em leitura e escrita, tanto em ambientes escolarizados como não escolarizados. Tais temas são bem-vindos: o uso da leitura e da escrita como práticas sociais e culturais; a alfabetização como possibilidade de ampliação de acesso ao mundo letrado pelas crianças; as atuais políticas voltadas à alfabetização; o papel do/a professor/a alfabetizador/a, em seu fazer pedagógico, para alfabetizar letrando; os desafios que se impõem ao processo de alfabetização considerando o respeito à diversidade. Buscamos, assim, discutir acerca desses dois processos, alfabetização e letramento, que embora indissociáveis, são distintos.
Profa Ma. Elvina Perpétua Ramos de Almeida (UNEB)


Comentários

Postagens mais visitadas